Pular para o conteúdo principal

Os Infinitos, de John Banville

Os Infinitos
John Banville
Tradução de Maria Helena Rouanet
Nova Fronteira, 2011
276 p.


De todas as coisas que criamos para reconfortá-los, a aurora é uma das que deram mais certo. Quando a escuridão se dissipa no ar como poeira fina e a luz vai se espalhando lentamente a partir do Leste, todos os humanos, a não ser os mais infelizes, se reanimam. Essa ínfima ressurreição diária é um espetáculo que nós, imortais, adoramos. Muitas vezes nos reunimos na borda das nuvens e ficamos olhando para eles, para os nossos pequeninos, vendo-os despertar para saudar o novo dia.

John Banville estará na FLIP; dividirá mesa com Lydia Davis. Ainda não li seu romance mais conhecido, O Mar, que lhe rendeu o Booker Prize; este Os Infinitos é minha primeira incursão banvilliana.

John Banville 7.jpg

Adam (Adão?) Godley (God?), famoso matemático, está moribundo em sua cama, depois de ter sofrido um derrame. Á sua volta, o filho (também Adam) com sua mulher, Helen; a filha mais nova Petra e seu namorado, Roddy Wagstaff; a esposa Ursula. Petra idolatra o pai; Roddy está com Petra porque, no fundo, quer escrever a biografia do grande matemático.

Pois sou Hermes, filho do velho Zeus e de Maia, a ninfa das cavernas.

Não diga!, dizem vocês.

Compreendo o seu ceticismo. Por que, em tempos como os de hoje, os deuses voltariam a circular entre os homens? Acontece que nunca nos afastamos - vocês simplesmente deixaram de nos parecer divertidos.

Quem nos conta a história é  o deus mensageiro. É ele quem nos conta os detalhes das vidas dos humanos, enquanto seu pai - Zeus, ora - visita Helen no corpo de Adam filho. Hermes deve ter tido um trabalho daqueles, pois teve que atrasar a aurora em uma hora. Aparece também um sujeito com pés de bode. É Pan, que salvo engano meu, é filho de Hermes (mas que não o trata como filho, em momento algum, aqui no romance).

Por que os deuses estão tão interessados neste Adão? Não fica muito claro. Talvez pelo fato de ele ter provado a existência de múltiplos universos, em constante colisão; uma série infinita de mundos.

O mais interessante, aqui, não é propriamente o enredo. A grande sacada está nos narradores - Hermes e Adam pai. Banville mostra ser um grande prosador, e são diversos os grandes momentos de seu texto. Adam, mesmo em coma, está bem informado a respeito do que o cerca e o que o espera. 

A partir do último terço do romance, alguma coisa se perde e a leitura fica um pouco cansativa - mas o leitor é recompensado com o interessante desfecho.

Banville, que é sempre lembrado para o Nobel, disse em entrevista ao jornal O Globo do dia 11 deste mês: os gregos antigos eram gênios extraordinários, que inventaram um sistema que colocava na conta dos deuses tudo o que acontecia com a gente. Tudo mesmo, qualquer fenômeno, era influência dos deuses. Não importa se era racional, mas era uma visão poética da realidade. Hoje, nós vivemos num mundo que separa completamente o paraíso do inferno. É um desastre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.